O intercâmbio para a Austrália envolve algumas etapas. Uma delas é providenciar os documentos exigidos pela imigração, este passo é importante para garantir o sucesso na aplicação do visto de estudante.
A imigração australiana exige os documentos abaixo:
Passaporte válido
Confirmação da matrícula (COE) em uma escola elegível na Austrália
Seguro Saúde Obrigatório (OSHC)
Carta de intenções em inglês
Formulário 956 fornecido pela imigração
Comprovação financeira
Diploma de conclusão de curso técnico, graduação e pós graduação
Se for casado, certidão de casamento ou união estável
Se trocou de nome, comprovar a evidência de troca do nome
O diploma de conclusão de curso, certidão de casamento/união estável e a comprovação de evidência de troca de nome precisam de tradução NAATI, feita pelo órgão regulamentador da Austrália. A Yellowling oferece 10% de desconto para quem chegou através deste post. Faça o orçamento online em menos de um minuto e receba os documentos traduzidos para aplicação do visto. Clique aqui e garanta o desconto.
Encontre abaixo as informações detalhadas sobre cada um dos documentos.
Confirmação da matrícula (COE)
O estudante já deve ter se matriculado e pago seu programa de estudos. Após ter sido aceito e ter feito o pagamento integral do programa de estudos, a instituição de ensino da Austrália irá emitir o documento que se chama COE (Confirmation of Enrolment). Só é possível dar entrada no pedido de visto de estudante após ter recebido o COE.
Seguro Saúde Obrigatório (OSHC)
O estudante deve contratar um seguro saúde obrigatório chamado Overseas Student Health Cover (OSHC), que deve ter a mesma duração do seu visto. O pagamento deve ser feito antes de aplicar o visto e anexar o mesmo junto aos outros documentos para a aplicação do visto.
Atualmente, seis empresas são autorizadas pelo governo australiano de vender OSHC. São elas: Ahm, Allianz, BUPA, CBHS, Medibank e NIB.
Comprovação financeira
A comprovação financeira não é obrigatória para brasileiros, porém altamente recomendada para quem vem em casal ou com filhos. A imigração exige estes documentos para garantir que o estudante conseguirá se manter financeiramente no país.
Se o seu curso tiver duração inferior a 12 meses, o valor será proporcional aos meses de curso. Já se seu visto for de mais de um ano, você só precisará comprovar o valor referente a 12 meses.
Essa comprovação não precisa estar na sua conta bancária. Pode ser na conta de terceiros que vão assinar como seu suporte financeiro. Se o estudante não for financiar seus próprios estudos na Austrália, a imigração australiana permite que os custos sejam arcados por um suporte financeiro. Esse suporte deverá ser uma pessoa próxima do estudante, de preferência os pais ou outro parente mais próximo. O ideal é não deixar margem para questionamentos diversos, uma vez que as dúvidas poderão atrapalhar na avaliação do seu perfil.
O valor, reajustado em 1º de outubro de 2023, para o estudante, que é o aplicante principal do visto, é de AUD2,043 por mês.
Para o cônjuge que vai acompanhar o estudante principal como seu dependente, o valor a ser comprovado é de AUD715 por mês. E para cada filho (menor de 18 anos) dependente no visto do estudante, é necessário comprovar AUD307 por mês.
Caso os filhos estejam em idade escolar (5 a 18 anos), também deverá ser adicionado o valor da escola, que pode custar em média AUD6,000 por semestre, mas pode variar bastante de acordo com o estado de destino e a idade do menor.