Skip to toolbar
Notícias

A AUSTRÁLIA ESTÁ VENCENDO O COVID 19

O governo de New South Wales, o estado mais populoso da Austrália, disse nesta terça-feira que está revendo algumas restrições à circulação. Bondi Beach e duas praias vizinhas de Sydney foram liberadas para os moradores locais nesta terça-feira. Os locais haviam sido interditados um mês atrás porque grandes multidões estavam desrespeitando as regras de distanciamento social.

A Austrália só registrou um caso novo de Covid-19 de uma fonte desconhecida nas últimas 24 horas, o que indica que a transmissão comunitária quase cessou, disse o ministro da Saúde, Greg Hunt.

“Estamos vencendo, mas ainda não vencemos”, disse.

O Estado de NSW, que responde por quase metade dos cerca de 6.700 casos de Covid-19 do país, disse que deixará até dois adultos fazerem visitas domiciliares a partir de sexta-feira, relaxando a política de confinamento domiciliar e a proibição de saídas não essenciais.

A Austrália, que fechou suas fronteiras internas e externas, impôs uma interdição precoce nos negócios e emitiu regras de distanciamento social severas, tem evitado os números altos de casos e mortes de coronavírus vistos em outros países.

Os estados australianos estão começando a amenizar algumas restrições, já que a taxa local de infecções novas regrediu e mal chega a 1% por dia — um mês atrás era de 25%.

APLICATIVO QUE RASTREIA NOVOS CASOS

A Austrália lançou um aplicativo para smartphones destinado a rastrear os contatos das pessoas infectadas com o novo coronavírus, com o objetivo de romper a cadeia de contaminação, anunciaram as autoridades, ao mesmo tempo que destacaram que o software respeita a vida privada.

O aplicativo, que recebeu o nome COVIDSafe, utiliza tecnologia Bluetooth e poderá ser consultado pelas autoridades de saúde quando um usuário for diagnosticado com a Covid-19.

O programa facilitará a missão dos serviços de saúde que tentam localizar as pessoas que estiveram a menos de um 1,5 metro de distância do paciente infectado, afirmou Brendan Murphy, diretor do Serviço de Saúde da Austrália.

“O aplicativo poderá apresentar a lista dos números de telefones das pessoas que estiveram a esta distância durante 15 minutos ou mais”, explicou Murphy.

O uso do aplicativo será gratuito e voluntário, indicaram as autoridades.

O dispositivo será eficaz se for utilizado por mais da metade dos 25 milhões de habitantes de Austrália. Isto permitira suspender algumas restrições de movimento e de reunião decretadas pelo governo para conter a expansão da pandemia.

Além disso, a polícia não poderá usar o app em investigações judiciais e as informações serão apagadas automaticamente após 21 dias.

PRIMEIRO PAÍS A TESTAR A VACINA EM HUMANOS

A Austrália será o primeiro país a testar a vacina contra o COVID-19 em humanos, o teste da vacina será realizado pela Linear Clinical Research de Perth e foi desenvolvido pela Clover Biofarmaceuticals, sediada na China.

A vacina potencial COVID-19 S-Trimer à base de proteína visa ajudar o organismo a produzir anticorpos para combater o vírus.

Os voluntários participarão do teste nos próximos dois meses e, se forem bem-sucedidos, uma fase maior envolvendo milhares de pessoas em todo o mundo será realizada.

O chefe da Linear Clinical Research, Jayden Rogers, disse que a vacina mostra um imenso potencial.

Com mais de 60 possíveis vacinas sendo desenvolvidas globalmente, ele disse que era significativo porque foi uma das primeiras a fazer testes em humanos.

“Este é um dos ensaios mais importantes do mundo e envolve algumas das mais renomadas empresas de vacinas”, disse Rogers.

“Temos a sorte de ser um dos poucos países do mundo a ainda oferecer instalações funcionais de ensaios clínicos, porque não temos grandes volumes de casos de COVID-19 em comparação com outras partes do mundo”.

Fontes: PerthNow | Reuters | Portal G1

Show More

Priscila

Fundadora e CEO do Oi Austrália. Realizou o sonho de morar fora do Brasil em 2014 , quando veio para Austrália. Adora se comunicar e ficar ligada em tudo que acontece. Essa curitibana é mãe do Benjamin e apaixonada por desafios e gastronomia.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close
Close