VISTOS

Existem diversos tipos de vistos para as pessoas que desejam, visitar, trabalhar, estudar e viver na Austrália. Com a ajuda da Time2 Travel nós listamos os mais comuns deles e os requisitos para solicitá-los.

As informações aqui disponibilizadas são apenas para referências gerais. As nuances dos vistos variam de caso a caso.
Todos os dados aqui fornecidos são com base nos materiais disponibilizados pelo site oficial da imigração o qual recomendamos que você acesse e obtenha todas as informações relevantes e completas.

VISTO DE ESTUDANTE

O visto de estudante só é concedido através de cursos com duração mínima de 14 semanas (3 meses e meio). Além do mais, a escola deve estar cadastrada no programa Study in Austrália. As opções que permitem visto variam entre cursos de inglês (abrangendo desde o nível básico até o avançado), cursos técnicos, graduação e pós-graduação em geral. A principal característica deste visto é a garantia da permanência na Austrália pelo tempo que durar o curso escolhido. Estudantes internacionais tem permissão de trabalhar até 40 horas por quinzena, ou 20 horas semanais.

Normalmente, a Embaixada Australiana concede um mês (28 dias) a mais de visto após o termino do curso. Ou seja, por se tratar de um visto de estudante, este tempo extra é considerado férias e uma das vantagens é poder trabalhar mais do que 20 horas por semana.

Para solicitar o visto australiano de estudante no Brasil, é preciso respeitar o mínimo 14 semanas de duração, pois caso contrário, a Embaixada Australiana irá classificar um pedido de visto para turismo.

Ao final do curso, é possível optar por estender o visto de estudante. Para isso, será necessário se matricular em um novo curso e fazer o pedido de renovação do visto no Departamento de Imigração dentro da Austrália (nós daremos toda a assistência necessária em todos os processos. A aplicação geralmente é feita online.) Outra opção é a troca do visto de estudante pelo visto de turista para poder viajar (vale lembrar que se esta troca for feita, não é possível voltar a ser estudante sem ter que sair do país. Visto de estudante pode ser renovado dentro da Austrália. Visto de turista não pode se transformar em visto de estudante dentro da Austrália).

É indicado solicitar o visto com 3 meses de antecedência da data de inicio do curso na Austrália.

Assista essa série de vídeos que tiramos as principais dúvidas quanto ao visto de estudante:

VISTO PARA TURISMO

O Visto de Turismo permite a entrada de pessoas que viajam à Austrália a turismo, férias, visita a amigos ou familiares, realização de quaisquer atividades recreativas ou mesmo estudos por um período não superior a 12 semanas.

Este tipo de visto tem validade de um ano, sendo que cada entrada no país tem de ter no máximo três meses.

Em alguns casos especiais, é possível solicitar um visto de seis meses de estadia, sem que seja preciso sair do país. Neste caso, é feita uma avaliação individual e, dependendo do argumento do aplicante, a solicitação pode ou não ser aprovada.

Atualmente, a aplicação do Visto de Turismo é feito online, sendo que de maneira geral o único documento necessário para este visto é o passaporte.

O agente de imigração, no entanto, pode, durante o processo, solicitar documentação adicional.

É indicado solicitar o visto com 2 meses de antecedência da data de inicio do curso na Austrália.

Assista esse vídeo onde falamos TUDO sobre o visto de turista: