Saúde

4 DICAS PARA LIDAR COM ANSIEDADE MORANDO FORA

Quando moramos fora temos muitas incertezas sobre o que acontecerá em nossa vida. Para muitos há um medinho da mudança, em como vai ser a adaptação num novo ambiente, sem falar no luto daquilo que ficou pra trás. Tudo isso vivido junto com uma euforia de uma nova vida que vai começar cheia de esperança e sentimentos bons. Mas você sabia que tudo isso nem sempre é algo super tranquilo de passar dentro de nós mesmos? Sim, a verdade nua e crua é que muitos de nós sentem mesmo a tal da ANSIEDADE mais forte quando mora fora.

Senti na minha própria pele toda essa gangorra emocional quando me mudei para Austrália em 2012, onde vivo até hoje. E de lá para cá aconteceu tanta coisa que acho até engraçado revisitar o passado e lembrar o quanto de insegurança e incertezas eu tinha nos primeiros anos que cheguei por aqui. Hoje eu me divirto contando histórias de mal entendidos, frustrações e noites não dormidas… afinal deu tudo certo, meu casamento ficou mais forte do que nunca, fui aceita para cursar o Doutorado, me tornei cidadã australiana, trabalho na minha área de atuação, a vida (de um jeito ou de outro) seguiu seu rumo “normal”.

Mas vou te dizer que logo no início da minha chegada as preocupações eram muitas. Mesmo eu que nunca fui ansiosa, me via tentando prever o futuro e fazendo planos de A a Z baseada nos “E se…” que moravam na minha cabeça. Entre os brasileiros vivendo fora, este sentimento parece ser bem comum. Dá até para entender o motivo da maioria compartilhar desse sentimento de ansiedade, afinal de contas a ansiedade rola mesmo nas situações que estamos inseguros em relação ao que estamos vivendo. Quase tudo nesse novo mundo causa interrogação na cabeça e lidar com essa expectativa de “como será que vai ser” nem sempre é muito simples.  

Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e muitas decisões que precisam ser tomadas, não é raro se perder nas tarefas do dia a dia e não conseguir enxergar as prioridades. Ai a vida vai empacando. Mas, calma, respira! Eu vou te dar mais algumas dicas para você vencer essa bendita (ops maldita) dessa ansiedade e ficar livre, leve e soltinho/a para conquistar seus sonhos morando fora:

  1. Aceite que sentir ansiedade faz parte da nossa natureza. A ansiedade é uma resposta fisiológica que envolve mente e corpo e, se o nosso cérebro acredita que existe um perigo, ele precisa mesmo se ativar e para nos proteger! Isso é o esperado se está tudo funcionando bem aí dentro da sua cabeça. Então, quando realmente não tiver nenhum perigo real, a gente precisa explicar para a nossa mente que foi um alarme falso. Como? Fazendo Relaxamento Muscular, Respiração Consciente, ou seja, fazendo uma pausa para que o seu corpo e o seu cérebro também relaxem.
  2. Anote seus pensamentos. Quando estamos com muita preocupação na cabeça é fácil entrarmos num ciclo de pensamentos negativos e termos dificuldade de sair dele. Ao escrever, você não só tira o pensamento da cabeça, como você faz o teste da realidade com ele – se esse pensamento não tiver muito sentido (ou seja, se você estiver viajando muito), ao escrevê-lo você tem grandes chances de perceber que há um exagero no seu jeito de pensar.    
  3.  Viva o presente. Muitas vezes, por estarmos fixados no que ainda queremos conquistar, a gente esquece de aproveitar as pequenas coisas diárias que já fazem parte da nossa nova vida fora do Brasil. Viva a sua vida diariamente, faça pelo menos uma coisa boa, construtiva, gostosa ou interessante por você, todos os dias.
  4. Respire de forma consciente no momento de crise. Concentre-se apenas na sua respiração, perceba como o ar entra pelo seu nariz e como o ar sai pela sua boca. Geralmente, em poucos minutos os sintomas físicos de mal estar da ansiedade desaparecem gradativamente com essa simples respiração.

Precisa de ajuda enquanto mora fora do país ? Eu posso te ajudar! Entre em contato comigo!

Show More

Angel Lopes

Psicoterapeuta. Vivo na Austrália desde 2012. De estudante a cidadã, venho vivendo na pele essa experiência incrível e transformadora que é morar fora. Tenho como missão orientar e inspirar brasileiros pelo mundo a desenvolver uma mente poderosa para vencer no exterior.
Back to top button
Close
Close
Skip to toolbar